Atualizado pela ultima vez as 10:49:15
Notícias
(Notícia postada em 16/03/2018 às 07:58:41)
Festa Binacional reuniu grande público em Porto Vera Cruz
As programações em comemoração aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz contemplaram, no último domingo (11), a realização da histórica festa binacional em razão dos 377 anos da maior batalha naval da América Colonial: a Batalha Mbororé. A festividade em torno do fato foi intermediada pela vinda da imagem de Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé ao município após 377 anos. Neste dia, logo pela parte da manhã, o Prefeito Municipal junto à comitiva do município se deslocaram para Panambi – ARG onde participaram da celebração em razão da chegada da imagem da Santa que aconteceu no Peñón Mbororé (morro considerado um marco histórico da batalha). 

Em seguida, retornaram à Porto Vera Cruz em caravana trazendo a imagem da Virgem. Junto ao pavilhão do parque, a recepção à Santa Protetora dos índios Guaranis e Missioneiros foi emocionante, sendo celebrada missa por padres argentinos e padre brasileiro. Todos queriam tocar a imagem, além de deixar sua prece de fé na caixa de pedidos que seguiu com a Santa ao seu altar no município de La Cruz-ARG. A Nossa Senhora de Acaraguá há 377 anos protegeu os Guaranis na impetuosa batalha pela liberdade contra os bandeirantes paulistas que buscavam escravizá-los.

O Prefeito Municipal agradeceu a presença das autoridades, como o Prefeito de La Cruz-ARG e demais autoridades do país vizinho, deputado e representantes de deputados, Presidente do Legislativo, vereadores, historiadores, entre outros. Também destacou a grandeza e a importância do evento binacional para com as origens de nossa história, bem como para a religiosidade de nossas famílias.
Com entusiasmo podemos exaltar que o dia 11 ficará marcado na história de Porto Vera Cruz, pois, além de buscar as origens desse povo através do fato que aconteceu neste território, integram-se os povos internacionalmente para partilhar da história que serviu de cunho para o desenvolvimento das missões naquela época. 

A relevância do fato está tomando rumo positivo junto à população que ainda pouco conhecia essa história, e, começam a surgir oportunidades de projetos para serem elaborados em torno do fato de impacto relevante para a época do acontecimento.

Após a celebração religiosa, foi servido um excelente almoço tendo como prato principal leitão assado e recheado, além de pernil e outras carnes acompanhadas de saladas diversas. Após o almoço, foi realizado o ato de abertura oficial das festividades de 26 anos de Porto Vera Cruz e o ato inaugural do Pavilhão Multiuso Agropecuário. Na sequência, aconteceu o show com Lucas Hernandes do The Voice Kids e grande sarau com a Banda Danúbio Azul, atrações regadas à chopp, cerveja e refrigerantes. O evento teve cobertura da RBS TV de Santa Rosa e da rádio Navegantes de Porto Lucena.

A Administração Municipal de Porto Vera Cruz agradece a presença de todos que abrilhantaram o evento e convida para as próximas programações:

Dia 19/03
Baile das Soberanas
*20hs: Lançamento da 3ª ExpoPorto.
*21hs: Escolha das sobe-ranas da 3ª ExpoPorto 2019.
*Baile com Indústria Musi-cal.
Local: Pavilhão do Par-que.

Dia 22/03
Dia de Campo
Propriedade de Fernando Szinwelski em Lajeado Seco
*9hs: Início
1ª estação: água é vida – proteção de nascentes;
2ª estação: água, solo, mata ciliar;
3ª estação: propriedade um lugar bom de viver.
4ª estação: Saneamento básico ambiente/ Emater de Porto Vera Cruz.

Dia 25/03
Jogos Sol a Sol
*9hs: início
Local: Lajeado Seco
Realização: Emater com apoio da Prefeitura Municipal.

Imagens relacionadas ao registro (3)
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-08-09 às 07:22:33
Orlando Teixeira
Recado:Orlando do STR de Eugenio manda um abraço para Antonio Kiler do STR de Caibaté disque a previsão em Eugenio é pode chover como pode dar tempo bom. E que ele nunca erra a previsão do tempo.
Data: 2018-07-15 às 07:02:58
Raquel antes
Recado:Bom dia domingaco com esse.programa do jeferson com a participacao de jacio henzel esta muito legal e animado parabens. Estamos rindo muito com as piadas. Ha e em alemao nossa ta de mais showw de bola. Abraco e bom domingo a todos na escuta.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200