Atualizado pela ultima vez as 16:59:40
Notícias
(Notícia postada em 16/03/2018 às 07:58:41)
Festa Binacional reuniu grande público em Porto Vera Cruz
As programações em comemoração aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz contemplaram, no último domingo (11), a realização da histórica festa binacional em razão dos 377 anos da maior batalha naval da América Colonial: a Batalha Mbororé. A festividade em torno do fato foi intermediada pela vinda da imagem de Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé ao município após 377 anos. Neste dia, logo pela parte da manhã, o Prefeito Municipal junto à comitiva do município se deslocaram para Panambi – ARG onde participaram da celebração em razão da chegada da imagem da Santa que aconteceu no Peñón Mbororé (morro considerado um marco histórico da batalha). 

Em seguida, retornaram à Porto Vera Cruz em caravana trazendo a imagem da Virgem. Junto ao pavilhão do parque, a recepção à Santa Protetora dos índios Guaranis e Missioneiros foi emocionante, sendo celebrada missa por padres argentinos e padre brasileiro. Todos queriam tocar a imagem, além de deixar sua prece de fé na caixa de pedidos que seguiu com a Santa ao seu altar no município de La Cruz-ARG. A Nossa Senhora de Acaraguá há 377 anos protegeu os Guaranis na impetuosa batalha pela liberdade contra os bandeirantes paulistas que buscavam escravizá-los.

O Prefeito Municipal agradeceu a presença das autoridades, como o Prefeito de La Cruz-ARG e demais autoridades do país vizinho, deputado e representantes de deputados, Presidente do Legislativo, vereadores, historiadores, entre outros. Também destacou a grandeza e a importância do evento binacional para com as origens de nossa história, bem como para a religiosidade de nossas famílias.
Com entusiasmo podemos exaltar que o dia 11 ficará marcado na história de Porto Vera Cruz, pois, além de buscar as origens desse povo através do fato que aconteceu neste território, integram-se os povos internacionalmente para partilhar da história que serviu de cunho para o desenvolvimento das missões naquela época. 

A relevância do fato está tomando rumo positivo junto à população que ainda pouco conhecia essa história, e, começam a surgir oportunidades de projetos para serem elaborados em torno do fato de impacto relevante para a época do acontecimento.

Após a celebração religiosa, foi servido um excelente almoço tendo como prato principal leitão assado e recheado, além de pernil e outras carnes acompanhadas de saladas diversas. Após o almoço, foi realizado o ato de abertura oficial das festividades de 26 anos de Porto Vera Cruz e o ato inaugural do Pavilhão Multiuso Agropecuário. Na sequência, aconteceu o show com Lucas Hernandes do The Voice Kids e grande sarau com a Banda Danúbio Azul, atrações regadas à chopp, cerveja e refrigerantes. O evento teve cobertura da RBS TV de Santa Rosa e da rádio Navegantes de Porto Lucena.

A Administração Municipal de Porto Vera Cruz agradece a presença de todos que abrilhantaram o evento e convida para as próximas programações:

Dia 19/03
Baile das Soberanas
*20hs: Lançamento da 3ª ExpoPorto.
*21hs: Escolha das sobe-ranas da 3ª ExpoPorto 2019.
*Baile com Indústria Musi-cal.
Local: Pavilhão do Par-que.

Dia 22/03
Dia de Campo
Propriedade de Fernando Szinwelski em Lajeado Seco
*9hs: Início
1ª estação: água é vida – proteção de nascentes;
2ª estação: água, solo, mata ciliar;
3ª estação: propriedade um lugar bom de viver.
4ª estação: Saneamento básico ambiente/ Emater de Porto Vera Cruz.

Dia 25/03
Jogos Sol a Sol
*9hs: início
Local: Lajeado Seco
Realização: Emater com apoio da Prefeitura Municipal.

Imagens relacionadas ao registro (3)
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-05-26 às 16:28:38
Sandro e micheli
Recado:Ola na escuta da radio juntos pela nacao na paralisacao dos camimhoneiros em entre ijuis!
Data: 2018-05-14 às 15:59:52
HECTOR RICARDO HARTMANN
Recado:Manda um abraço dos hartmann de Porto Vera Cruz para nosso amigo Delmar Bialas, depois do chocolate na bocha em São José ontem, uehuaheuaheua. Na versão do Guri de Uruguaiana gaúcha de 'Amor de Chocolate.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200