Atualizado pela ultima vez as 09:58:11
Notícias
(Notícia postada em 16/04/2018 às 08:55:12)
Dia Mundial da Voz: fonoaudióloga dá dicas de cuidados
Como qualquer cuidado com o corpo, a voz também necessita de atenção, caso contrário, envelhece mais rápido, altera-se com facilidade e também aumentam os riscos de lesão ao longo dos anos. O Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16), chama a atenção justamente para os cuidados com a saúde vocal. Muitos profissionais, como professores, advogados, cantores e jornalistas utilizam a voz como meio de trabalho e o aprimoramento dela também significa melhorar a sua comunicação. 

Principalmente as pessoas com alta demanda vocal necessitam ter maior atenção. Assim como a impressão digital, ela é única em cada pessoa. 

A fonoaudióloga do Centro de Tratamento do Câncer, Gabriela Decol Mendonça, dá dicas de como melhorar o uso da voz para se comunicar com mais eficácia. A doutora recomenda beber bastante água, manter-se hidratado principalmente em locais com ar-condicionado, evitar de falar muito alto ou forçar a voz, comer maçã que é um adstringente e deixa ela mais fluída e evitar bebidas alcoólicas e cigarros. Em situações que exigirá mais tempo de fala, como uma aula, é importante evitar alimentos mais cítricos e fortes, eles  deixando a saliva mais grossa e obrigando a pessoa a aumentar o volume da voz. 

Gabriela disse que a principal patologia provocada pela falta de cuidados é o nódulo vocal, que deixa a voz mais alterada e o paciente fica com dificuldades para falar. O nódulo só pode ser removido com fonoterapia. A fonoaudióloga ressalta que quando há uma rouquidão por mais de 15 dias é importante buscar auxílio de um profissional porque pode ser algo mais grave.
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-05-26 às 16:28:38
Sandro e micheli
Recado:Ola na escuta da radio juntos pela nacao na paralisacao dos camimhoneiros em entre ijuis!
Data: 2018-05-14 às 15:59:52
HECTOR RICARDO HARTMANN
Recado:Manda um abraço dos hartmann de Porto Vera Cruz para nosso amigo Delmar Bialas, depois do chocolate na bocha em São José ontem, uehuaheuaheua. Na versão do Guri de Uruguaiana gaúcha de 'Amor de Chocolate.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200