Atualizado pela ultima vez as 15:54:56
Notícias
(Notícia postada em 16/04/2018 às 08:55:12)
Dia Mundial da Voz: fonoaudióloga dá dicas de cuidados
Como qualquer cuidado com o corpo, a voz também necessita de atenção, caso contrário, envelhece mais rápido, altera-se com facilidade e também aumentam os riscos de lesão ao longo dos anos. O Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16), chama a atenção justamente para os cuidados com a saúde vocal. Muitos profissionais, como professores, advogados, cantores e jornalistas utilizam a voz como meio de trabalho e o aprimoramento dela também significa melhorar a sua comunicação. 

Principalmente as pessoas com alta demanda vocal necessitam ter maior atenção. Assim como a impressão digital, ela é única em cada pessoa. 

A fonoaudióloga do Centro de Tratamento do Câncer, Gabriela Decol Mendonça, dá dicas de como melhorar o uso da voz para se comunicar com mais eficácia. A doutora recomenda beber bastante água, manter-se hidratado principalmente em locais com ar-condicionado, evitar de falar muito alto ou forçar a voz, comer maçã que é um adstringente e deixa ela mais fluída e evitar bebidas alcoólicas e cigarros. Em situações que exigirá mais tempo de fala, como uma aula, é importante evitar alimentos mais cítricos e fortes, eles  deixando a saliva mais grossa e obrigando a pessoa a aumentar o volume da voz. 

Gabriela disse que a principal patologia provocada pela falta de cuidados é o nódulo vocal, que deixa a voz mais alterada e o paciente fica com dificuldades para falar. O nódulo só pode ser removido com fonoterapia. A fonoaudióloga ressalta que quando há uma rouquidão por mais de 15 dias é importante buscar auxílio de um profissional porque pode ser algo mais grave.
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-02-19 às 12:21:31
Sandra
Recado:Gostaria de ouvir do correio musical a música Bruno e Barretto BÊBADO NO MÁXIMO
Data: 2017-10-20 às 16:18:32
denise
Recado:Oii, tudo certo? Manda a musica Voce esta em tudo - Banda Dallas para as minhas amigas Fernanda, Tati, e Erika. Desejando um otimo final de semana a elas e a todos os ouvintes
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200