Atualizado pela ultima vez as 10:14:44
Notícias
(Notícia postada em 16/05/2018 às 10:24:49)
Agricultores de Caibaté e Emater/RS-Ascar repactuam planos do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar
Produtores beneficiários do Programa de Gestão Sustentável da Agricultora Familiar, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), receberam os planos de gestão novos e repactuados durante a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Caibaté (Facic). O ato ocorreu no último dia 12/05, no stand da Emater/RS-Ascar, entidade executora da política pública.

A proposta central é promover a gestão de modo a atender as esferas socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares, abrangendo todas as atividades desenvolvidas. A meta é beneficiar com o programa, ao longo de quatro anos, 20 mil famílias rurais gaúchas, sendo 1.820 na Fronteira Noroeste e Missões, através de 78 atividades em uma perspectiva sistêmica e continuada, seja na unidade familiar de produção ou nas comunidades. Em Caibaté, desde 2016, 26 famílias já ingressaram no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, recebendo assistência técnica e social da equipe da Emater/RS-Ascar.

O trabalho junto às propriedades é realizado em três etapas, em um processo de construção entre a família e os técnicos da Emater/RS-Ascar, que contemplam basicamente o diagnóstico produtivo, elaboração e pactuação do plano de gestão e posterior execução do plano a curto, médio e longo prazo. Entre os resultados esperados estão o aumento da renda na propriedade, a ampliação de área com práticas conservacionistas, a promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas e produção de pelo menos dez produtos para autoconsumo na propriedade. Também receberão atenção especial propriedades geridas por mulheres e por jovens, que possuam agroindústria, produção orgânica e implantarem fontes de energias alternativas.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Marco André Junges, que atua na coordenação do programa na região, explica que para a elaboração e implementação do plano é considerada a realidade econômica, social e ambiental apontada no diagnóstico sobre a disponibilidade de mão de obra, fonte de recursos econômicos e capacidade de endividamento, recursos naturais, necessidades materiais (máquinas e benfeitorias), prazos para a realização das ações e as expectativas e necessidades dos agricultores.

Para tanto são discutidas com as famílias beneficiadas a implantação de atividades como, por exemplo, implementação de práticas de conservação do solo e água; ações socioambientais; discussão e implementação de atividades para a produção de energias renováveis, por exemplo, solar, biogás e biomassa; adequação dos sistemas de produção para sistemas produtivos sustentáveis, por exemplo, silvipastoril, agrossilvipastoril e sistemas agroflorestais; melhoria das condições de conservação dos arredores da casa e das instalações; estímulo e implementação de produção de hortaliças, frutíferas e criações animais para autoconsumo e venda de excedentes; realização de intercâmbios para a troca de experiências entre os agricultores e técnicos envolvidos no trabalho; promoção do acesso a políticas públicas disponibilizadas pelo Estado e pela União; e realização do registro dos gastos inerentes às atividades produtivas desenvolvidas, análise e ajustes de índices de retorno de cada atividade econômica.
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-05-26 às 16:28:38
Sandro e micheli
Recado:Ola na escuta da radio juntos pela nacao na paralisacao dos camimhoneiros em entre ijuis!
Data: 2018-05-14 às 15:59:52
HECTOR RICARDO HARTMANN
Recado:Manda um abraço dos hartmann de Porto Vera Cruz para nosso amigo Delmar Bialas, depois do chocolate na bocha em São José ontem, uehuaheuaheua. Na versão do Guri de Uruguaiana gaúcha de 'Amor de Chocolate.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200