Atualizado pela ultima vez as 16:15:51
Notícias
(Notícia postada em 15/10/2018 às 10:13:27)
Cerro Largo: Atendendo recomendação do MP, Município não vai mais encaminhar pacientes para consulta social
O prefeito Valter Hatwig Spies, acompanhado da secretária da Saúde Maria Hartmann, concedeu entrevista coletiva na quarta-feira dia 10 de manhã, em seu gabinete, quando expôs algumas recomendações feitas pelo Ministério Público (MP) ao Município de Cerro Largo.

Conforme o Prefeito, são práticas antigas, que vinham sendo feitas ao longo do tempo, mas recentemente questionadas pelo Ministério Público, que oficiou o Município em 13 de setembro, fazendo uma série de recomendações.

A principal recomendação do Ministério Público é que seja cessada a cobrança da "denominada consulta social ou tarifa social".

O MP verificou que o Município vinha adotando, como prática, o "destacamento de um servidor da Secretaria Municipal da Saúde para fins de acionar médicos/consultórios que poderiam realizar “consultas sociais”, sem qualquer contrato ou convênio e sem o controle dos médicos beneficiados".

Também foi verificado que "o Município de Cerro Largo vem contratando diretamente com consultórios médicos e clínicas que realizam exames para agendar consultas para pacientes que não optavam por esperar a regulação do SUS, recebendo, o paciente, desconto na consulta particular".

Diante destas e outras situações averiguadas, o Ministério Público "recomenda ao Município de Cerro Largo, que cessem, imediatamente, os encaminhamentos, as intermediações e os agendamentos de pacientes a atendimento hospitalar, laboratorial ou médico, realizados de forma particular, que impliquem em remuneração paga pelos pacientes/usuários, mediante a cobrança da denominada 'consulta social' e 'tarifa social', sob pena de responderem por improbidade administrativa".

A secretária Maria Hartmann disse que foi realizada capacitação com os médicos que atendem nas unidades básicas de saúde, para a realização de exames 'pre-natal'.

A partir de agora, as gestantes devem fazer todo o acompanhamento 'pré-natal', incluindo consultas e exames, pelo SUS, na estrutura oferecida pelo Município, incluindo os médicos das ESFs. E quem possui condições financeiras ou planos de saúde, pode procurar atendimento particular.
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-10-19 às 16:29:39
lucia garcia
Recado:estamos ouvindo a radio navegantes sempre(SOU NATURAL DE PORTO XAVIER0)
Data: 2018-08-09 às 07:22:33
Orlando Teixeira
Recado:Orlando do STR de Eugenio manda um abraço para Antonio Kiler do STR de Caibaté disque a previsão em Eugenio é pode chover como pode dar tempo bom. E que ele nunca erra a previsão do tempo.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200