Atualizado pela ultima vez as 12:11:48
Notícias
(Notícia postada em 28/06/2016 às 13:53:59)
Bossoroca realizou a Iª Conferência Municipal das Cidades
Na manhã da última sexta – feira, 24 de junho, a Prefeitura de Bossoroca através de uma comissão preparatória nomeada através de portaria composta pelos servidores, Luiz Hevando Medeiros, Talita Siqueira e Priscila Bicca Urach, realizou a Iª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. 

O evento aconteceu nas dependências do Clube 3 de Julho e contou com a participação de alguns membros da comunidade e representantes locais dos sindicatos, associações, agências bancárias, igrejas, legislativo, escola, comércio, Emater/Ascar, Rádio Cidade, servidores do executivo e universitários. 

Apesar da pouca participação da comunidade foram levantadas questões pertinentes e proveitosas através dos participantes, referentes ao tema proposto pela conferência. 

Na ocasião para melhor elucidar as discussões dos eixos temáticos, o professor do curso de arquitetura da URI Campus Santiago, Hugues Velleda Soares, palestrou sobre, “A Função Social da Cidade e da Propriedade ”. 

A Iª Conferência Municipal das Cidades tratou de temas de âmbito municipal, considerando os avanços, as dificuldades e os desafios encontrados referentes à Política e o Desenvolvimento Urbano, e contou com um momento de abertura, aprovação do regimento interno, painéis, plenária temática, debates e plenária final.

Salientamos a importância da participação da comunidade nas Conferências, pois essas são um instrumento de garantia da gestão democrática, sendo também uma oportunidade de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas municipais. 

Na oportunidade dentro dos dois eixos temáticos os quais abordaram, “A cidade que temos e a cidade que queremos: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” e “Integração de Políticas Públicas relacionadas à função social da Cidade e propriedade”, foram escolhidas três propostas municipais e seis estaduais, sendo as mesmas: 

PROPOSTAS MUNICIPAIS:
1)Aproximar a comunidade para debates e conscientização da estrutura pública.

2)Criação e elaboração de um plano diretor participativo.

3)Promover políticas públicas para oferecer alternativas de lazer, cultura e oportunidades de trabalho.

QUESTIONÁRIO ESTADUAL:
1)Reativação da malha ferroviária estadual.

2)Incentivo à agricultura familiar.

3)Políticas públicas de crédito fundiário (aquisição de imóveis e habitação rural).

4)Políticas de consórcios regionais para tratamento de resíduos urbanos.

5)Cumprimento de convênios (CORSAN) visando o bem estar da comunidade.

6)Reestruturação logística regional.

Foram eleitos na Conferência Municipal das Cidades como Delegado, Jairo Plautz Velloso – representando o seguimento dos movimentos sociais e populares (Associação Cultural de Bossoroca); e como Suplente, Luiz Hevando Medeiros, representando o poder executivo municipal. 

O delegado e suplente representarão o município de Bossoroca da etapa Estadual que ocorre entre 1º novembro de 2016 a 31 de março de 2017, e posteriormente da etapa Nacional que ocorrerá de 05 a 09 de junho de 2017, em Brasília-DF.
PUBLICIDADE
Enquete
Você acredita que vai diminuir a corrupção no País após a operação Lava-Jato?
RECADOS
Data: 2017-10-20 às 16:18:32
denise
Recado:Oii, tudo certo? Manda a musica Voce esta em tudo - Banda Dallas para as minhas amigas Fernanda, Tati, e Erika. Desejando um otimo final de semana a elas e a todos os ouvintes
Data: 2017-09-28 às 17:59:38
Amanda
Recado:Oi Alfredo, estou sempre ouvindo a rádio online, quero ouvir a música CÓPIA MAL FEITA Bruno e Barretto.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200