Atualizado pela ultima vez as 15:58:26
Notícias
(Notícia postada em 28/06/2016 às 13:53:59)
Bossoroca realizou a Iª Conferência Municipal das Cidades
Na manhã da última sexta – feira, 24 de junho, a Prefeitura de Bossoroca através de uma comissão preparatória nomeada através de portaria composta pelos servidores, Luiz Hevando Medeiros, Talita Siqueira e Priscila Bicca Urach, realizou a Iª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. 

O evento aconteceu nas dependências do Clube 3 de Julho e contou com a participação de alguns membros da comunidade e representantes locais dos sindicatos, associações, agências bancárias, igrejas, legislativo, escola, comércio, Emater/Ascar, Rádio Cidade, servidores do executivo e universitários. 

Apesar da pouca participação da comunidade foram levantadas questões pertinentes e proveitosas através dos participantes, referentes ao tema proposto pela conferência. 

Na ocasião para melhor elucidar as discussões dos eixos temáticos, o professor do curso de arquitetura da URI Campus Santiago, Hugues Velleda Soares, palestrou sobre, “A Função Social da Cidade e da Propriedade ”. 

A Iª Conferência Municipal das Cidades tratou de temas de âmbito municipal, considerando os avanços, as dificuldades e os desafios encontrados referentes à Política e o Desenvolvimento Urbano, e contou com um momento de abertura, aprovação do regimento interno, painéis, plenária temática, debates e plenária final.

Salientamos a importância da participação da comunidade nas Conferências, pois essas são um instrumento de garantia da gestão democrática, sendo também uma oportunidade de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas municipais. 

Na oportunidade dentro dos dois eixos temáticos os quais abordaram, “A cidade que temos e a cidade que queremos: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” e “Integração de Políticas Públicas relacionadas à função social da Cidade e propriedade”, foram escolhidas três propostas municipais e seis estaduais, sendo as mesmas: 

PROPOSTAS MUNICIPAIS:
1)Aproximar a comunidade para debates e conscientização da estrutura pública.

2)Criação e elaboração de um plano diretor participativo.

3)Promover políticas públicas para oferecer alternativas de lazer, cultura e oportunidades de trabalho.

QUESTIONÁRIO ESTADUAL:
1)Reativação da malha ferroviária estadual.

2)Incentivo à agricultura familiar.

3)Políticas públicas de crédito fundiário (aquisição de imóveis e habitação rural).

4)Políticas de consórcios regionais para tratamento de resíduos urbanos.

5)Cumprimento de convênios (CORSAN) visando o bem estar da comunidade.

6)Reestruturação logística regional.

Foram eleitos na Conferência Municipal das Cidades como Delegado, Jairo Plautz Velloso – representando o seguimento dos movimentos sociais e populares (Associação Cultural de Bossoroca); e como Suplente, Luiz Hevando Medeiros, representando o poder executivo municipal. 

O delegado e suplente representarão o município de Bossoroca da etapa Estadual que ocorre entre 1º novembro de 2016 a 31 de março de 2017, e posteriormente da etapa Nacional que ocorrerá de 05 a 09 de junho de 2017, em Brasília-DF.
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-05-26 às 16:28:38
Sandro e micheli
Recado:Ola na escuta da radio juntos pela nacao na paralisacao dos camimhoneiros em entre ijuis!
Data: 2018-05-14 às 15:59:52
HECTOR RICARDO HARTMANN
Recado:Manda um abraço dos hartmann de Porto Vera Cruz para nosso amigo Delmar Bialas, depois do chocolate na bocha em São José ontem, uehuaheuaheua. Na versão do Guri de Uruguaiana gaúcha de 'Amor de Chocolate.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200