Atualizado pela ultima vez as 12:11:48
Notícias
(Notícia postada em 25/05/2017 às 14:28:39)
Catálogo Ilustrado de Peixes será lançado na 14 ª Polfest, em Guarani das Missões
Nesta sexta-feira (26), será lançado o Catálogo Ilustrado de Peixes do Rio Comandaí, na 14ª Polfest Internacional, em Guarani das Missões. O Catálogo é resultado de um projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)– Campus Cerro Largo intitulado “Ecologia de Peixes do Médio Uruguai”, coordenado pelo professor David Reynalte Tataje, e com colaboração da estudante de Ciências Biológicas do Campus Jaíne Cristiane Wentroba.

A elaboração do catálogo foi feita com material coletado em 12 meses contínuos de amostragem no rio Comandaí – afluente direto do rio Uruguai (março de 2016 a fevereiro de 2017). A coleta, que foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFFS e pelo SISBIO (Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade), foi feita no interior do município de Guarani das Missões.

Segundo o professor David, elas foram feitas mensalmente – nos finais de semana. Eram fixadas sete redes de malhas finas, por volta das 17h e retiradas no domingo, às 6h. Os peixes capturados foram condicionados em sacos plásticos e levados ao Laboratório de Práticas Integradoras de Campo da UFFS. Lá, foram contatos, pesados, medidos, identificadas as espécies e fixados em formol 10%.

Para a confecção do catálogo, as espécies foram agrupadas de acordo com a sua classificação taxonômica. Ao lado da foto dos indivíduos, são apresentados os nomes populares e científicos, a ordem, a família, o comprimento, o peso e uma breve descrição.

Conforme David, “o Catálogo pretende reverter a situação de ausência de levantamentos dos peixes nos rios do Noroeste do Rio Grande do Sul, disseminando conhecimento sobre a diversidade, de modo a despertar no leitor a consciência da importância dos peixes nos rios e o interesse pela sua conservação”, informa o professor.

Distribuição
O município de Guarani das Missões, que colaborou no financiamento do projeto, ficará com diversos exemplares que serão distribuídos a instituições de ensino do município e da região das Missões. “Existe o interesse de, futuramente, disponibilizar o Catálogo na internet. Outros exemplares ficarão com uma das autoras, Jaíne Wentroba, para venda”.

Crédito: ASCOM/CL
PUBLICIDADE
Enquete
Você acredita que vai diminuir a corrupção no País após a operação Lava-Jato?
RECADOS
Data: 2017-10-20 às 16:18:32
denise
Recado:Oii, tudo certo? Manda a musica Voce esta em tudo - Banda Dallas para as minhas amigas Fernanda, Tati, e Erika. Desejando um otimo final de semana a elas e a todos os ouvintes
Data: 2017-09-28 às 17:59:38
Amanda
Recado:Oi Alfredo, estou sempre ouvindo a rádio online, quero ouvir a música CÓPIA MAL FEITA Bruno e Barretto.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200