Atualizado pela ultima vez as 15:58:26
Notícias
(Notícia postada em 02/06/2017 às 11:06:32)
UFFS: Programa “Pensar o Amanhã” é lançado em Cerro Largo
Na manhã desta quinta-feira (1º) foi lançado o programa “Pensar o Amanhã”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. José Schardong, em Cerro Largo. O projeto tem como objetivo promover práticas de educação ambiental escolar, com o intuito de despertar a percepção da sociedade sobre os problemas ambientais e contribuir para a conscientização, mobilização e atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Nos próximos dias, serão realizadas palestras sobre a Coleta Seletiva de Lixo e Óleo de Cozinha em todas as escolas do município. Além disso, será iniciado o projeto de Educação Ambiental e curso de capacitação com os cooperados da Cooperativa de  Catadores Unidos pela Natureza, a Coopercaun.

A coordenadora da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES)e professora da UFFS – Campus Cerro Largo, Louise Botelho, explica que o programa Pensar o Amanhã é fruto de um trabalho coletivo e nasceu a partir das demandas da ITCEES. “Em 2015, durante as atividades de trabalho da Incubadora, o professor Artur [Wuerges] e eu discutíamos sobre iniciar um trabalho com grupos de catadores de materiais recicláveis. Dessa forma, foi iniciada uma aproximação com o grupo. A cada contato, a questão socioambiental do município mostrava-se mais complexa. Precisaríamos de diferentes atores para contribuir na solução desse problema. Não só de atores da UFFS (alunos, técnico-administrativos e professores), mas de um grupo de pessoas cujos trabalhos impliquem o futuro socioambiental do município e que estejam dispostas a pensar ações para isso”, relata Louise.

O programa abrange 3 projetos interligados: Projeto de Educação Ambiental Aplicado às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que pretende fazer um diagnóstico da Educação Ambiental para posterior planejamento e direcionamento dos programas nas escolas; Projeto de Sensibilização e Mobilização da Comunidade Cerro-larguense, que se configura para realizar ações para uma mudança de consciência coletiva da população do município sobre as questões ambientais; e Projeto de Conscientização e Sensibilização dos Catadores de Materiais Recicláveis, cujo trabalho é conscientizar os próprios agentes ambientais sobre questões técnicas relativas aos resíduos sólidos, bem como seus trabalhos no cotidiano.

O programa - que tem a vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois - será realizado em todas as escolas do município e as palestras serão ministradas pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental da UFFS, que são bolsistas do programa, além de representantes das entidades parceiras.

Participaram do lançamento, além da Direção, professores e alunos da UFFS, a Prefeitura Municipal de Cerro Largo, a Secretaria da Educação, Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, Câmara de Vereadores, Promotoria do Estado do Rio Grande do Sul, URI, Lions Clube, LEO Clube, Rotary Clube, Rotaract, Emater – RS, Corsan, Sicredi e Ambiental SS.
Crédito: ASCOM/CL
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-05-26 às 16:28:38
Sandro e micheli
Recado:Ola na escuta da radio juntos pela nacao na paralisacao dos camimhoneiros em entre ijuis!
Data: 2018-05-14 às 15:59:52
HECTOR RICARDO HARTMANN
Recado:Manda um abraço dos hartmann de Porto Vera Cruz para nosso amigo Delmar Bialas, depois do chocolate na bocha em São José ontem, uehuaheuaheua. Na versão do Guri de Uruguaiana gaúcha de 'Amor de Chocolate.
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200