Atualizado pela ultima vez as 19:49:53
Notícias
(Notícia postada em 02/06/2017 às 11:06:32)
UFFS: Programa “Pensar o Amanhã” é lançado em Cerro Largo
Na manhã desta quinta-feira (1º) foi lançado o programa “Pensar o Amanhã”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. José Schardong, em Cerro Largo. O projeto tem como objetivo promover práticas de educação ambiental escolar, com o intuito de despertar a percepção da sociedade sobre os problemas ambientais e contribuir para a conscientização, mobilização e atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Nos próximos dias, serão realizadas palestras sobre a Coleta Seletiva de Lixo e Óleo de Cozinha em todas as escolas do município. Além disso, será iniciado o projeto de Educação Ambiental e curso de capacitação com os cooperados da Cooperativa de  Catadores Unidos pela Natureza, a Coopercaun.

A coordenadora da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES)e professora da UFFS – Campus Cerro Largo, Louise Botelho, explica que o programa Pensar o Amanhã é fruto de um trabalho coletivo e nasceu a partir das demandas da ITCEES. “Em 2015, durante as atividades de trabalho da Incubadora, o professor Artur [Wuerges] e eu discutíamos sobre iniciar um trabalho com grupos de catadores de materiais recicláveis. Dessa forma, foi iniciada uma aproximação com o grupo. A cada contato, a questão socioambiental do município mostrava-se mais complexa. Precisaríamos de diferentes atores para contribuir na solução desse problema. Não só de atores da UFFS (alunos, técnico-administrativos e professores), mas de um grupo de pessoas cujos trabalhos impliquem o futuro socioambiental do município e que estejam dispostas a pensar ações para isso”, relata Louise.

O programa abrange 3 projetos interligados: Projeto de Educação Ambiental Aplicado às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que pretende fazer um diagnóstico da Educação Ambiental para posterior planejamento e direcionamento dos programas nas escolas; Projeto de Sensibilização e Mobilização da Comunidade Cerro-larguense, que se configura para realizar ações para uma mudança de consciência coletiva da população do município sobre as questões ambientais; e Projeto de Conscientização e Sensibilização dos Catadores de Materiais Recicláveis, cujo trabalho é conscientizar os próprios agentes ambientais sobre questões técnicas relativas aos resíduos sólidos, bem como seus trabalhos no cotidiano.

O programa - que tem a vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois - será realizado em todas as escolas do município e as palestras serão ministradas pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental da UFFS, que são bolsistas do programa, além de representantes das entidades parceiras.

Participaram do lançamento, além da Direção, professores e alunos da UFFS, a Prefeitura Municipal de Cerro Largo, a Secretaria da Educação, Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, Câmara de Vereadores, Promotoria do Estado do Rio Grande do Sul, URI, Lions Clube, LEO Clube, Rotary Clube, Rotaract, Emater – RS, Corsan, Sicredi e Ambiental SS.
Crédito: ASCOM/CL
PUBLICIDADE
Enquete
Você é a favor ou contra o voto em branco?
RECADOS
Data: 2018-02-19 às 12:21:31
Sandra
Recado:Gostaria de ouvir do correio musical a música Bruno e Barretto BÊBADO NO MÁXIMO
Data: 2017-10-20 às 16:18:32
denise
Recado:Oii, tudo certo? Manda a musica Voce esta em tudo - Banda Dallas para as minhas amigas Fernanda, Tati, e Erika. Desejando um otimo final de semana a elas e a todos os ouvintes
Receba as notícias do portal diariamente
diretamente ou semanalmente no seu e-mail:
Endereco/Contatos:
Rádio Ativa: Rua Santa Rosa - 375, apto. 01 - Centro - Campina das Missões/RS | (55) 3567-1300
Rádio Caibaté: Av. Santa Lúcia, 1401 - Caibaté/RS | (55) 3355-1335
Rádio Navegantes: Rua Paraguai, 42 - Centro - Porto Lucena/RS | (55) 3565-1200