Preço do leite sobe com mudança no consumo e dólar em alta

Publicado em 28/08/2020 08:37:52
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
A demanda por leite está aquecida em meio à pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo em que estimula produtores e indústrias do setor, a procura em alta também respinga nos preços vistos nas gôndolas dos supermercados. No acumulado do ano até julho, o leite longa vida acumula elevação de 19,9% nos valores cobrados na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Integra a pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país. A título de comparação, o IPCA registra deflação (queda generalizada de preços) de 0,12% em igual período.

Lideranças do setor produtivo e de supermercados têm visão parecida na hora de explicar o avanço do leite. Segundo eles, com o isolamento social, houve incentivo à compra do produto para o preparo de refeições dentro de casa. 

A mudança no consumo teria sido turbinada pela injeção de dinheiro na economia provocada pelo auxílio emergencial de R$ 600. No Estado, 2,6 milhões de pessoas receberam o suporte federal, apontam informações do Portal da Transparência. Pesquisa do Datafolha, neste mês, constatou que 53% dos entrevistados priorizaram a compra de alimentos com a verba depositada pelo governo.