Prefeitos Missioneiros discutem estratégias de enfrentamento e criam comitê de crise regional

Publicado em 19/03/2020 10:16:50
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Na quarta-feira (18), prefeitos associados da AMM, reuniram-se extraordinariamente na sede em Cerro Largo para tratar de assuntos que assolam a região: Pandemia do coronavírus (COVID-19), dengue, estiagem e extinção dos municípios com menos de 5.000 habitantes.

O Presidente da AMM, Prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos, ponderou que é necessário foco na gestão de crises e alternativas que geram resultados, para população se engajar em iniciativas que se sobressaem às problemáticas de adversidade que se apresentam em duas áreas vitais para o desenvolvimento: A Saúde e a Economia.

Presente na reunião, o Coordenador da Regional de Saúde Iury Sommer Zabolotski, evidenciou os cuidados que cada município deve ter para evitar o aumento do número de casos de dengue na região, e as medidas de contenção para evitar a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), recomendando isolamento, cancelamento de eventos, suspensão de aulas, entre outras.

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Tenente José Ricardo Correa orientou aos prefeitos sobre as fases para a homologação dos decretos de emergência, destacando os dados considerados relevantes para que o decreto de situação de emergência seja reconhecido. Salientou que deverão ser consideradas as perdas econômicas se o reflexo nas ações sociais.

Sobre a extinção dos municípios com menos de 5.000 habitantes, outro assunto da pauta desta reunião, o Presidente Puranci Barcelos explicou que nas Missões são 12 municípios que estão nesta lista, a PEC 188/2019 aguarda parecer do Senador Márcio Bittar, então é necessário buscar maiores informações com os deputados federais e senadores gaúchos.

O presidente da ALM Vereador Marcos Lauro Welter de Caibaté, confirmou apoio dos legislativos da região para as pautas discutidas durante essa reunião.

Como encaminhamento desta assembleia, foi emitida uma nota técnica com sugestões para serem implantadas pelos gestores missioneiros e instituído um Comitê de Crise Regional, que vai tratar desses assuntos e manter informados todos municípios. São membros deste comitê o Presidente da AMM, Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, Prefeito de Salvador das Missões Daniel Gorski, Prefeito de Cerro Largo Valter Spies, Prefeito de Mato Queimado Orlando Thomas e Prefeito de Dezesseis de Novembro Ademir Gonzatto.