Luciano Pinto é eleito presidente da Famurs

Publicado em 27/05/2016 13:47:33
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, é o novo presidente da Famurs. Ele foi eleito, nesta terça-feira (24/5), para comandar a Federação no biênio 2016/2017. A chapa encabeçada por Luciano recebeu 150 votos de prefeitos que confirmaram a escolha da nova diretoria. 

Também foram registrados dois votos em branco. A posse será realizada durante o 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, nos dias 6 e 7 de julho, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Luciano Pinto substituirá o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, no comando da Federação. Uma das suas bandeiras à frente da entidade será a manutenção do Programa Mais Médicos. "Hoje, esse programa é fundamental devido à falta de médicos no interior. Não podemos ter pessoas desassistidas na área da saúde por carência de profissionais", afirma. 

Entre outras bandeiras, Luciano prega união entre as instituições para sair da crise, defende um maior respeito aos gestores públicos municipais e cobra agilidade na reforma do Pacto Federativo.

O prefeito de Arroio do Sal foi indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para concorrer à presidência da Famurs. A decisão foi tomada após eleição interna no PDT. A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. 

Estabelecido em 2005, o acerto determinou o rodízio de legendas na direção da entidade. Partido com o quarto maior número de prefeitos eleitos em 2012, o PDT obteve o direito de indicar o sucessor de Luiz Carlos Folador (PT), que assumiu a entidade em 2015. 

Em 2014, o PMDB definiu o nome de Seger Menegaz para o comando da Federação. Valdir Andres (PP) foi o escolhido do PP em 2013.