“Pastor garimpeiro” é condenado à cadeia por estelionato, mais multa e indenização de R$ 123 mil

Publicado em 27/11/2018 09:31:16
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí condenou o “pastor garimpeiro” Valdoir de Oliveira, de 50 anos, por estelionato (seis vezes), na forma continuada. Cabe recurso.

A pena de reclusão é de 03 anos e 04 meses, com direito de apelo em liberdade. A reclusão foi substituída por prestação pecuniária de 03 salários mínimos e prestação de serviços à comunidade.

Na mesma sentença, o juiz do processo fixou indenização mínima em favor das vítimas, a ser suportada pelo réu em razão dos danos materiais sofridos; total às seis vítimas – R$ 123 mil.

Os fatos:
O Ministério Público (MP) denunciou Valdoir de Oliveira por fatos ocorridos no período compreendido entre o ano de 2011 e o início do ano de 2014, em propriedades rurais dos municípios de Ajuricaba, Coronel Barros, Esperança do Sul e Ijuí.

Segundo o MP, de forma semelhante, o réu, que atuava como pastor/evangelista e garimpeiro, com atividade principal em Coronel Barros, iludiu seis vítimas, em residências distintas, obtendo para si vantagens ilícitas que totalizaram 123 mil reais.

Ainda conforme o MP, Valdoir de Oliveira aplicava os ‘golpes’ iludindo produtores rurais de que em suas propriedades havia pedras preciosas/ouro.