Jogos Sol a Sol integram comunidades rurais de Porto Xavier

Publicado em 22/03/2018 14:34:02
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Comunidades rurais de Porto Xavier confraternizaram no último domingo (18/03), na 19ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol. O evento, promovido na comunidade de Linha Divisa foi prestigiado por um público de mais de 1500 pessoas.

Mais de 700 atletas rurais, homens e mulheres de diferentes faixas etárias, participaram de modalidades como futebol, vôlei, corrida 100 m, corrida no saco, salto em distancia, bocha, canastra, pênalti, bolãozinho de mesa, cabo de guerra, chute no pneu, debulha de milho, milho no burraco, tiro na lata, corte de lenha, bocha 48, tricô e crochê. “Os atletas participantes são agricultores, filhos e filhas de agricultores e demais pessoas que mantém vínculo com o meio rural, os quais juntamente com suas comunidades, competem nas mais diversas modalidades esportivas”, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Odair Puhl. A extensionista social Cristiane dos Santos Ferrioli Siqueira acrescenta que a principal proposta da realização do evento em Porto Xavier é de “promover a integração das famílias rurais em lazer e recreação, em um contexto educativo e de mudança do cotidiano no meio rural”.

Além disso, os Jogos Rurais Sol a Sol têm, em sua essência, os objetivos de integrar as famílias rurais com ênfase na agricultura familiar e as entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável, no aspecto físico, lúdico, social, cultural e ambiental, despertando nelas o espírito participativo e solidário; angariar fundos econômicos para as comunidades usarem em necessidades e infraestrutura comunitária; desenvolver nas comunidades o espírito de melhorias na área de lazer e de organização rural; envolver as famílias rurais em esporte, lazer e recreação num mesmo momento; aproximar a extensão rural das famílias e divulgar seu trabalho; e promover a integração entre as várias gerações com inclusão social.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, comunidade de Linha Divisa e Escola Érico Veríssimo e contou com o apoio da Prefeitura de Porto Xavier, através de suas secretarias.