Homenagens especiais marcam meio século de criação da AMM

Publicado em 26/05/2017 17:12:17
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
28 de maio de 1967. Esta é uma data muito especial no calendário de todos os missioneiros e dos 26 municípios que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM). Nesse dia, há 50 anos, nas dependências da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), em Cerro Largo, em uma cerimônia histórica, mas simples e repleta de emoção, era oficialmente criada a AMM com a missão de formular nas suas grandes linhas, as diretrizes do movimento municipalista regional.

Exatamente assim está escrito na ata de número 1, feita a punho pelo então vereador de Cerro Largo, Laureano Alberto Schoffenn, que continua atuando, aos 92 anos de idade, como secretário Executivo da Associação. A iniciativa foi da Câmara Municipal, na época presidida pelo vereador Renê Schwengber, que conduziu os trabalhos na primeira assembleia geral da Associação. "Quando uma reivindicação é feita em grupo tem mais força perante o Estado e a União, do que os municípios lutarem individualmente por seus pleitos. Esta foi a principal motivação para a criação da AMM", contou Laureano Alberto Shoffen, um dos idealizadores da Associação dos Municípios das Missões.

Nesta sexta-feira (26) terão início as atividades alusivas ao cinquentenário da entidade, que está cada vez mais forte e atuante. Rememorando meio século de história, as comemorações começam com jantar festivo a partir das 20 horas, dentro da programação da 14ª Polfest, em Guarani das Missões, com a presença de ex-dirigentes da AMM. Antes, às 14 horas, no Salão Paroquial do município, acontece a assembleia mensal da Associação.

Na quarta-feira (31), às 14 horas, em Porto Alegre, a Associação estará sendo homenageada com a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A proposição é do presidente da Comissão de Assuntos Municipais da AL, deputado Eduardo Loureiro, e quem receberá a honraria em nome da Associação será o atual presidente, Brasil Antônio Sartori, de Entre-Ijuís, que estará acompanhado do colegiado de prefeitos missioneiros.