Salvador das Missões: Prefeito avalia estiagem e pandemia na região das Missões

Publicado em 07/07/2020 08:56:35
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Diante da situação que o mundo vive com o coronavírus e da estiagem vivida pela região das Missões, o Técnico em Agropecuária, com formação superior Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, prefeito de Salvador das Missões e vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Daniel Gorski, foi que também foi extensionista rural da Emater por 36 anos fala sobre como a agricultura está passando por este momento.

O prefeito acredita que a pandemia não afetou de forma expressiva a agricultura, pois a produção de alimentos continua normal e precisa continuar para ter alimentos diariamente (no mínimo três refeições diárias) na mesa de todos brasileiros.

Por outro lado, ele vê que a pandemia prejudicou e está prejudicando as agroindústrias familiares e as indústrias de alimentos principalmente frigoríficos e abatedouros. “Nos abatedouros de gado e suínos reduziu o abate, onde os animais ali abatidos, provém basicamente de propriedades familiares. A redução do abate ocorreu por conta da pandemia pois não há mais festas populares comunitárias, casamentos, festas de aniversários e outras comemorações festivas”, explica, destacando que algumas agroindústrias familiares também reduziram as vendas dos produtos.

Gorski pondera que a estiagem, porém, prejudicou muito a agricultura, pois houve uma redução muito grande na produção de soja, milho safrinha, pastagens com reflexo na produção de leite e carne, redução na produção de hortifrutigranjeiros. Também houve grandes prejuízos ou gastos por parte das administrações municipais quanto ao abastecimento de água para as famílias e para os animais.