Os clientes idosos têm dinheiro, mas não recebem atenção: população acima de 60 anos passa dos 30 milhões no Brasil, mas mercado ignora suas necessidades e desejos

Publicado em 14/05/2018 11:04:51
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Eles já são mais de 30 milhões, têm a maior renda mensal entre os ocupados de todas as faixas etárias do País, R$ 2.815, contra a média geral de R$ 2.080, segundo dados do IBGE. Apesar disso, brasileiros com 60 anos ou mais se sentem excluídos ou maltratados pelo mercado. Segundo especialistas, a falta de adequação de comércio e serviços para esse público é fruto de desconhecimento e preconceito. Estudo realizado com os cinco maiores institutos de pesquisa do país, feito pela publicitária Ana Gabriela Sturzenegger Michelin, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, revela que nenhum deles ouve a opinião de quem tem mais de 55 anos.

Entre 2012 e 2017, a fatia da população brasileira com mais de 60 anos cresceu cerca de 15%. O incremento da parcela com mais de 80 anos foi ainda maior, 21%. Bem-disposta, conectada e antenada, Tiana Simplício, professora aposentada, de 85 anos, é uma das representantes desse público que sente os reflexos de uma sociedade despreparada para lidar com o idoso.