Ministério da Saúde adquire medicação para as UTIs gaúchas após alerta da Famurs e da Federação das Santa Casas

Publicado em 20/07/2020 11:15:54
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O Ministério da Saúde (MS), atendendo reivindicação da Famurs, da Federação das Santas Casas Santa Casa e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, e de outras importantes entidades, adquiriu de laboratórios uruguaios parte dos produtos que compõem o KIT intubação, conjunto de medicamentos utilizados para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular em cirurgias e também na intubação de pacientes com casos graves da Covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Os medicamentos serão distribuídos nos hospitais gaúchos afetados pela escassez a partir deste final de semana.

O Presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, ressalta a importância da reivindicação realizada pela Federação dos municípios e a Federação das Santa Casas. "No dia 27.06, a Famurs e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do Rio Grande do Sul, lançaram uma nota em conjunto alertando para a falta dos anestésicos que compõe o kit intubação, e afirmando que a demanda pelos medicamentos utilizados nas UTIs destinadas aos pacientes do COVID-19, nos últimos 3 meses deste ano de 2020, já equivalia à totalidade daquilo utilizado em todo o ano de 2019. Isso foi muito importante, pois criou um sistema de alerta e mobilização em todo o Estado", ressalta o Presidente Maneco.

A aquisição dos medicamentos pelo Ministério da Saúde foi facilitada pela relação binacional criada durante a assinatura do Acordo Sanitário entre o Brasil e o Uruguai – intermediado pela Secretaria da Saúde e pelo Governo do Estado – assinado no dia 26 de junho.