Chama crioula chega a São Luiz Gonzaga no dia 9 de setembro

Publicado em 24/08/2018 09:19:08
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Para celebrar a cultura e a história do Rio Grande do Sul, diversas atrações serão realizadas durante o mês de setembro em São Luiz Gonzaga. Entre as atividades programadas, está a recepção da chama crioula no município. Cavalarianos representando entidades tradicionalistas do município irão até São Pedro do Butiá buscar a centelha da chama crioula – a qual foi acesa em Iraí, no último dia 10. A cavalgada farroupilha é coordenada pelo CTG Galpão de Estância e o DN Carlos Bastos do Padro, com o apoio dos piquetes. 

O grupo retornará ao município no dia 9 de setembro, domingo, com previsão de chegada às 10 horas, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. Na ocasião, será realizada uma comemoração na Praça do Pajador, com mateada ofertada pela Ervateira Rei Verde e tertúlia livre. Ao meio-dia, ocorre a inauguração do Galpão do Pajador, uma estrutura fixa junto ao complexo turístico para a promoção de atividades durante todo o ano. "Convidamos a comunidade para vir até a Praça do Pajador, no dia 9 de setembro, trazer sua cuia e sua cadeira para celebrar conosco a chegada da chama crioula em nossa cidade e prestigiar o início das atividades no Galpão do Pajador, local que estará à disposição da comunidade!", ressalta a chefe do Setor de Turismo, Rose Grings.

Após as celebrações na Praça do Pajador, a centelha será levada até a sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), local em que ficará até a abertura oficial da Semana Farroupilha, no dia 13 de setembro. Os Festejos Farroupilhas no município são coordenados pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e 14ºBPM, com o apoio de entidades tradicionalista do município, escolas e Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo.