A Emater/RS ASCAR incrementa a produção de peixes em Caibaté

Publicado em 15/03/2017 15:36:25
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Durante os meses de janeiro a março a Emater/RS ASCAR de Caibaté realizou encomendas de alevinos aos piscicultores do município, no total foram 16 espécies adquiridas pelos agricultores (as), totalizando 16.133 alevinos entregues. 

Dentre as espécies disponibilizadas para a encomenda estavam: Carpa Capim, Cabeça Grande, Prateada, Húngara Espelho, Húngara Escamada, Jundiá Cinza, Carpa Colorida, trairão entre outras, as espécies são oriundas do viveiro Nossa Senhora Aparecida de Ijuí/RS.

A extensionista de Bem-Estar-Social Maristela Bauer, comenta que a atividade de piscicultura está entre as 29 atividades planejadas pela equipe do escritório municipal, estando entre as atividades que traz segurança e soberania alimentar, além de uma boa rentabilidade as famílias rurais. A piscicultura é uma alternativa agropecuária com excelente perspectiva de produtividade além de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável. O manejo dos viveiros bem como os cuidados no momento da introdução dos alevinos faz com que, a atividade tenha boas perspectivas de produção, completa Maristela.

Conforme orientações da Técnica em Agropecuária Tamires Scheis, para evitar o choque térmico dos alevinos no momento da introdução no tanque, são recomendados que as bolsas que contenham os alevinos sejam colocadas ainda fechadas, para boiar na agua, durante aproximadamente 20 minutos, o que contribuirá para que a temperatura da água contida na embalagem se aproxime da temperatura da água do viveiro. Após esse tempo, as bolsas devem ser abertas, e aos poucos ir introduzindo a água do viveiro dentro delas, somente após esse procedimento os alevinos poderão ser introduzidos diretamente no tanque. 

O ideal é coloca-los em berçário um pequeno tanque onde serão mantidos protegidos e bem alimentados, até que tenham um tamanho adequado, conclui Tamires.