Caibaté vai sediar 1º Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões Rogério Souza

Publicado em 09/11/2017 15:22:26
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
AMM estará presente no evento dias 17 e 18 deste mês, que contará com painelistas de Buenos Aires/AR e de diferentes estados do Brasil
Novo Olhar sobre o Pioneirismo Jesuítico-Guarani: o CASO CAARÓ. Esta será a temática que vai nortear o 1º Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões, dias 17 e 18 de novembro de 2017, no município de Caibaté. O evento, que integra a programação da 17ª Trilha dos Santos Mártires, será realizado na sede da Associação dos Funcionários da Cermissões (Afucer), com credenciamento no dia 17, a partir das 11 horas da manhã e solenidade de abertura às 13h30min.

A coordenação dos trabalhos é da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós Graduação em História e Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural. A realização e organização conta com a participação da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores de Caibaté, da Cermissões e outros apoiadores.

"Só vamos valorizar a nossa história quando a conhecermos. Este seminário será de grande importância para a região das Missões, pois estarão participando mais de 20 historiadores, pesquisadores e professores da UFSM, da Argentina, de São Paulo e de Santa Catarina", evidenciou o prefeito anfitrião, Amauri Pires ao acrescentar: "esperamos os prefeitos e comitivas de seus municípios, imprensa e comunidade missioneira em nosso evento, que promete superar expectativas".

PÚBLICO-ALVO
Conforme explicou o presidente da Trilha dos Santos Mártires, Edison Lisboa, o "evento é direcionado a professores e educadores estaduais, municipais e particulares, alunos, acadêmicos, ou seja, a toda população interessada na rica história e na espiritualidade evidenciada nessa terra regada pelo sangue de nossos ancestrais". Secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) de Caibaté, a professora Ângela Hartmann reforçou a imprescindível presença de professores e alunos dos 26 municípios da AMM.

PAINÉIS 
A programação inlcuiu o lançamento do livro "Novo Olhar sobre o Pioneirismo Jesuítico-Guarani: o Caso Caaró". Pesquisadores, professores e historiadores de diferentes regiões do Brasil e Argentina estarão ministrando os painéis que terão entre os assuntos: na trilha dos Santos Mártires: recuperação, preservação e turismo na região das Missões; Caaró/Missões: ontem, hoje e amanhã; as origens de Caibaté: fronteiras, políticas e sociedade; a defesa do modo de ser Guarani e os episódios do Caaró e do Pirapó; Três Mártires e a espacialidade da memória missioneira; La Historia de los Triumphos de Nuestra Santa Fee y el concepto de Mision Jesuitica en el siglo XVII; Del Relato Hagiografico a la "Historia Documentada": Relatos jesuíticos acerca de Roque González de Santa Cruz.