Caibaté comemora hoje 52 anos

Publicado em 15/05/2018 10:07:16
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Caibaté nome guarani com significado de “Mato alto com muitos frutos”. Pertence a região das Missões – Rota Missões. 

Inicialmente o município de Caibaté, era conhecido por Colônia Rondinha. Quando da chegada dos primeiros imigrantes alemães, por volta dos anos de 1919, já existiam alguns moradores na área campesina, formada por matos e campos de "barba-de-bode”, sendo que a origem do nome deu-se ao fato dos tropeiros que suas tropeadas montavam acampamento nas margens do Rio Ijuí, entre dois lajeados na atual localidade de Vila Rondinha, hoje no município Mato Queimado.

Por Ato nº 128, de 31 de dezembro de 1926, assinado pelo intendente de São Luiz Gonzaga, Virgilino Martins Coimbra, foi criado o 8º Distrito com sede em Santa Lúcia (atual cidade de Caibaté), tendo saído uma pequena área do Distrito de São Lourenço das Missões para incluir a área do Caaró na área no município. A instalação do 8º Distrito, conhecido como “Colônia Rondinha” e com sede no povoado de Santa Lúcia ocorreu no dia 06 de janeiro de 1927.

O Santuário do Caaró, considerado o principal atrativo turístico e religioso onde se venera os três mártires: JOÃO DE CASTILHO, AFONSO RODRIGUES E ROQUE GONZÁLES, no qual deram sua vida nesta terra pelo êxito do trabalho missionário de conversão de um povo e a construção de uma sociedade mais fraterna e humana. Inspirados nesta grande obra é que construímos hoje um município forte, com oportunidades para todos.

O Padre Roque Gonzáles de Santa Cruz nasceu na cidade de Assunção no ano de 1576. Em 3 de maio de 1626, passou o rio Uruguai e fundou São Nicolau, tornando –se o primeiro não índio a morar oficialmente em solo Gaúcho. No dia primeiro de novembro de 1628, fundou a redução do Caaró.
O Padre Afonso Rodrigues nasceu aos 10 de março de 1598, em Zamora, Espanha. Juntamente com Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues lança as bases do Caaró em 1628.

O Padre João de Castilho nasceu em Belmonte na Espanha em 14 de setembro de 1595. No dia 15 de agosto de 1628 ajudou Roque Gonzales a fundar a redução de Assunção do Ijuí. Após fundar a redução de Assunção do Ijuí, Roque Gonzáles lá deixou o Padre João de Castilho e partiu para fundar Caaró.
E assim através de luta e determinação formou-se o município de Caibaté, carinhosamente chamado de “Coração das Missões”.

Caibaté celebra com a comunidade hoje 52 anos de progresso e desenvolvimento. Tendo produção de grãos e a Agricultura Familiar como principal fonte de renda, tem em seu território a Cooperativa número um do brasil em qualidade e gestão eficiente, a Cermissões. Por isso resta-nos dizer parabéns Caibaté pelo seu aniversário de emancipação política e administrativa.