Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar e Coopermil reforçam parceria em curso

Publicado em 26/02/2018 14:42:04
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Com o intuito de discutir e avançar na qualidade da classificação de produtos vegetais, com ênfase na soja e no sorgo, a Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa ministrou, nos dias 22 e 23 de fevereiro, um treinamento para os técnicos das unidades de recebimento de grãos da Coopermil de diferentes pontos da região, com a finalidade de receber o produto do cliente com a correta avaliação, de acordo com as normas oficiais e com a intenção de o produto chegar ao destino sem problemas, conforme contrato entre partes. O curso aconteceu na sede da Associação de Funcionários da Coopermil (Afumil). 

O chefe da Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar, em Santa Rosa, Volnei Koche, trouxe à pauta a teoria sobre padrões oficiais das Instruções Normativas da Soja (INs 11/2007 e 37/2007) e Portaria do Sorgo (268/1984), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visualização dos defeitos do produto e padronização do conhecimento para discutir com produtor e classificador.

No treinamento prático destacou-se a coleta de amostras, quarteamento ou homogeneização, determinação de impurezas, umidade, identificação dos defeitos e uso dos principais equipamentos na classificação, especialmente da soja e do sorgo.

Para o coordenador de grãos e logística da Coopermil, Marcos Bogler, o treinamento aponta para o comprometimento da cooperativa em atender ao associado com responsabilidade. “Já sentimos muita diferença na qualidade dos produtos recebidos a partir da capacitação anterior ministrada pela Emater”, comentou. O supervisor de grãos, Sidnei Lodi, confirmou este contexto e destacou a importância de reforçar o conhecimento da equipe técnica.

A parceria entre a Gerência de Classificação da Emater/RS-Ascar e a Coopermil tem rendido importantes frutos, conforme ratificou o diretor executivo da Coopermil, Gabriel Augusto Weber. “Já tivemos a oportunidade anterior de promover a parceria na capacitação em trigo e milho e agora queremos reforçá-la em relação ao sorgo e à soja. É importante investir na qualidade, especialmente diante de um cenário de expectativas de boa safra, quando esperamos encher os graneleiros de grãos”, destacou.

A classificação (análises físicas e/ou físico-químicas) é o ato de determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do MAPA ou outros padrões comerciais.