O Mercosul retoma a eliminação de barreiras e o comércio volta a crescer entre os países do bloco

Publicado em 18/07/2017 15:18:04
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Desde dezembro do ano passado, o Mercosul conseguiu eliminar 42 das 78 barreiras comerciais que ainda existem entre os quatro países do bloco, e o comércio mostra sinais de voltar a crescer depois de dois anos de queda consistente. Dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores para a 50ª Cúpula do Mercosul, que começa nesta semana em Mendoza (Argentina), mostram que o grupo começa a recuperar alguma força depois de dois anos praticamente parado.

A corrente de comércio entre os quatro países – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (a Venezuela está suspensa desde dezembro) – subiu pouco menos de 20% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. “O Mercosul reencontrou seu caminho”, avaliou o embaixador Paulo Estivallet, subsecretário-geral do Itamarary para a América do Sul e o Caribe. “Vinham se acumulando muitas restrições comerciais e havia dificuldades com a presença da Venezuela. Esses fatores estão sendo superados.”

Os dados mostram que houve um avanço na diminuição das barreiras intrabloco, mesmo que esteja longe do ideal. Um relatório interno do Itamaraty mostra que Brasil e Argentina ainda são os que apontam mais problemas entre as suas respectivas práticas comerciais, mas os acordos têm avançado.