Agroindústria de Caibaté recebe autorização para uso do selo Sabor Gaúcho

Publicado em 06/12/2017 13:47:02
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Uma nova fase para a Agroindústria Sieben, de Caibaté, iniciou-se no mês de novembro, com a entrega do certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e autorização de uso do selo Sabor Gaúcho. O programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, tem como objetivo geral possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições de vida, bem como contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, estadual e federal.  

A empreendedora Maria Evanir Sieben e sua família produzem, na agroindústria, queijo colonial e temperado, doce de leite, nata e manteiga, vendidos na Feira do Produtor e fornecidos à alimentação escolar do município, uma vez que possuem também a autorização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Para a efetivação da agroindústria conta com o apoio também da Prefeitura de Caibaté, de modo especial, da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com a possibilidade de agregar valor à produção, a família vislumbra um cenário de sucessão rural: o casal Maria Evanir e Avelino Sieben elaboram os produtos, e seu filho Jairo Sieben, juntamente com a esposa, Janine Canabarro envolvem-se com a produção do leite fornecido como matéria-prima à agroindústria.

Para a melhoria das condições de trabalho na atividade leiteira desenvolvida na propriedade foi elaborado projeto técnico para construção de uma nova sala de ordenha e aquisição de uma ordenhadeira, via Pronaf, com projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar.

A família Sieben também participa do Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, sendo que sua propriedade é uma unidade de referência técnica, ou seja, com modelo de gestão exemplar.