Ministro apoia decisão do RS de reativar Mercosul

Publicado em 20/07/2016 13:58:07
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O interesse do Rio Grande do Sul em reativar o Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi o tema da reunião do governador José Ivo Sartori com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, na noite desta segunda-feira (18), no Itamaraty. Na ocasião, Sartori informou ter recebido a visita do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, e a intenção de promover uma missão ao país vizinho para reativar o diálogo com autoridades argentinas, a fim de estreitar o relacionamento econômico.

De acordo com o governador, essa missão deve ocorrer ainda no mês de agosto, antes da realização da Expointer. "Solicitamos ao ministro Serra que nos auxilie no contato com a Embaixada do Brasil na Argentina, a fim de conseguir apoio para essa programação. 

A aproximação com os países do Mercosul e o relacionamento diplomático devem fazer parte de um esforço nacional, e não apenas do Rio Grande do Sul. No entanto, nossa posição geográfica favorece o estado, principalmente no que se refere à cooperação industrial, científica e nos campos da inovação e do transporte intermodal", informou.

Ainda de acordo com Sartori, o Estado trabalha para viabilizar uma outra missão, em outubro, para fortalecer parcerias multissetoriais com Alemanha, França e Itália. O objetivo é divulgar oportunidades de negócios no Rio Grande do Sul, com visitas a empresas com possibilidades de investimentos no estado.