Agricultores e técnicos de São Luiz Gonzaga discutem o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais

Publicado em 11/09/2017 15:18:00
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
Inserida no trabalho de segurança e soberania alimentar e de agroecologia que tem sido intensificado na região, uma oficina sobre o aproveitamento de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) e identificação de plantas espontâneas que podem ser aproveitadas na alimentação foi realizada em São Luiz Gonzaga, no último dia 01º/09. Agricultores de sete municípios das Missões, assistidos pela Emater/RS-Ascar, reuniram-se na comunidade de Limoeiro.

Na oportunidade, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Vione, e a engenheira agrônoma da equipe de Tuparendi, Cecília Bernardi, explicaram o que são e como podem ser aproveitadas as PANC’s, valorizando a biodiversidade local e enriquecendo a alimentação, a exemplo do uso de plantas como inhame, batata yacon, caruru, mandioquinha-salsa, cará, ora-pro-nobis, jaracatiá, serralha, pimenta rosa e picão branco, entre outras.

Os participantes acompanharam também o passo a passo da elaboração de uma salada com plantas espontâneas e flores, como amor-perfeito, pétalas de rosas e capuchinha, coordenado pelas extensionistas Patrícia Loebens Diel Wietholter, de Tuparendi, e Solange Nedel Chitolina, de Tucunduva. A utilização do “coração” do cacho da bananeira da penca de banana e a receita de um sorvete natural de um sorvete de banana com morango, foram abordadas pela supervisora Ancila Altmann.