Final da PIRACEMA

Publicado em 10/02/2017 13:59:21
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O período da piracema chegou ao fim na quarta-feira (01) de fevereiro de 2017 e a partir de dessa data a pesca no rio de Uruguai, barragens e nos rios que fazem parte da bacia do Rio Uruguai passou a ser liberada. 
Durante esse período (piracema) que teve inicio em 1º de Outubro de 2016 conforme Instrução Normativa nº 193 de 02 de Outubro de 2008 – IBAMA, o Comando Ambiental, através do 1º GPA (Grupo de Polícia Ambiental) de Santa Rosa efetuou continuas fiscalizações resultando em prisões, apreensões de barcos, redes, peixes e diversos petrechos utilizados na pesca irregular no período de defeso.
Foram apreendidos 2.850 metros de redes, 5.450 metros de espinhel, 04 embarcações, 03 motor p/barco e diversos petrechos como molinete, varas de pesca, carretel para espinhel, além de munições.
PIRACEMA
A piracema, processo natural que ocorre em ciclos anuais e que coincide com o período de chuvas, é o período em que os peixes migratórios se deslocam às cabeceiras dos rios em busca de alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento das larvas e dos ovos. A desova também pode ocorrer depois de grandes chuvas, com o aumento no nível dos rios, com as águas oxigenadas e turvas.
Após o fim da piracema, pescadores ainda devem se atentar à legislação.
Apesar do término do período de defeso, as operações de combate à caça e pesca irregular irão continuar, pois “nosso dever é proteger a natureza”.

-
Crédito: 1ºGPA/3ªCia/Santa Rosa