Inflação desacelera e fecha junho em 0,35%

Publicado em 11/07/2016 13:40:10
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, caiu de 0,78 por cento em maio para 0,35 por cento em junho. 

A taxa foi divulgada nesta sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e mostra este que é o menor valor registrado pelo índice, desde agosto de 2015. 

O IPCA demonstra a variação do custo médio de vida da população brasileira. Por isso, quando um produto fica mais caro, a inflação também sobe. 

Em junho, o grupo que mais pesou sobre a inflação foi o de alimentos de bebidas e, por isso, os maiores vilões para o bolso dos brasileiros foram o feijão-carioca e o leite longa vida. Por outro lado, os preços da cenoura e da cebola, que estavam lá no alto nos últimos meses, diminuíram em junho.

Para que os preços não fiquem nem muito altos, nem muito baixos, todo o ano o governo determina uma meta de inflação. O objetivo é dar segurança ao mercado sobre os rumos da economia. 

De acordo com o IBGE, a taxa acumulada da inflação de 12 meses ficou em 8,84 por cento, e ultrapassou o centro da meta, que é 4,5 por cento, podendo variar dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Apesar disso, o número divulgado nesta sexta-feira ainda é inferior à taxa registrada nos 12 meses imediatamente anteriores, de 9,32 por cento.