Seminário discute desenvolvimento da faixa de fronteira do Estado

Publicado em 05/05/2017 15:48:32
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O desenvolvimento da faixa de fronteira do Estado foi debatido na manhã desta quinta-feira (3) durante a programação da Fenamilho Internacional. Gestores e prefeitos de municípios da região, bem como representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), participaram do “Seminário de Políticas de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do RS”, promovido pelo Núcleo Regional de Integração das Faixa de Fronteira do Estado do Rio Grande do Sul – Núcleo/RS. 

Este núcleo é coordenado por quatro setores do governo estadual: Gabinete do Governador, Secretaria da Casa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional.

A Faixa de Fronteira é composta por 197 municípios, com área de mais de 160 quilômetros quadrados, o que representa em torno de 62% do território do Estado. Sua população é de cerca de 3,1 milhões de habitantes, aproximadamente 29,4% do total do Rio Grande do Sul. Para o Núcleo/RS, é fundamental organizar ações integradas na Região de Fronteira, estimulando a formação de rede de atores locais e fortalecendo-os, para que possam protagonizar o surgimento de novos eixos dinâmicos da economia.