Bossoroca alcançou uma participação de 7,05% na votação da Consulta Popular 2016

Publicado em 15/07/2016 16:30:13
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
O Corede Missões realizou a votação da consulta popular e cidadã 2016 – Orçamento 2017 nos dias 5, 6 e 7 de Julho de 2016, e esse ano houve uma alteração no sistema de votação onde nos anos anteriores o voto era realizado pela internet e também através de cédulas impressas depositadas nas urnas, dessa vez o sistema de votação aconteceu somente por via sms, aplicativo e via internet no portal, www.consultapopular.rs.gov.br.

Em Bossoroca para os cidadãos que não possuíam acesso a internet em suas residências, foram disponibilizados cinco pontos cadastrados com o aplicativo para votação, sendo os mesmos na Escola Estadual de Ensino Médio Bossoroca, Telecentro Comunitário, Prefeitura, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e no Sindicato dos Servidores Municipais. 

Também teve um responsável percorrendo a cidade com o aplicativo. A votação aconteceu das 8 às 17 horas. Foi informado pelo Presidente do COMUDE de Bossoroca, Nilson Parayba dos Santos que dos 4.794 eleitores no município, 338 participaram do processo de votação, cerca de 7,05%, sendo 199 votos online e 139 votos pelo aplicativo no celular.

Segundo dados do Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões – COREDE Missões, classificou-se em primeiro lugar na votação a demanda número um: Saúde – qualificação e financiamento da rede de atenção – consolidando a regionalização da saúde, com 6.651 votos. O valor do programa abrange um total de R$ 453.408,46.

Na sequência a segunda demanda mais votada foi referente a Agricultura que abrange o melhoramento das estradas vicinais com 3.571 votos; em terceiro lugar Desenvolvimento Rural para apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar com 1.751 votos e em quarto lugar Educação abrangendo a formação continuada, ressignificando a prática pedagógica da rede pública estadual alcançando 1.270 votos.

Segundo dados do portal online da Consulta Popular cerca de 333.607 gaúchos votaram em suas prioridades regionais, sendo essa a maior votação on line desde 2005, ano em que essa opção de voto foi oferecida pela primeira vez. 

E conforme dados disponibilizados pelo Presidente do COREDE Missões, José Claudio Lourega Reis e pelo Coordenador Regional de Participação Popular, Daion Eldis Schuquel Fener, a região das Missões obteve uma participação de 15.445 votos, cerca de 7,96% dos eleitores.