Guarani das Missões: Município alerta sobre cuidado com a Dengue

Publicado em 07/03/2017 15:29:59
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde alerta a comunidade sobre o risco da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, pois com a elevação das temperaturas e frequentes chuvas aumentam as chances de água parada nos domicílios e a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. Solicitamos a todos que verifiquem diariamente em suas residências para que a água das chuvas não fique acumulada em locais que possam se tornar um possível criadouro do mosquito, como em latas, pneus e garrafas velhas, vasos de plantas, tampinhas de garrafas, lonas velhas, sacos de plástico, lixos e entulhos.

O maior problema que os agentes da dengue têm encontrado são caixas d’água abertas sem telas de proteção, onde as pessoas coletam água da chuva de maneira inadequada. Nas residências onde for encontrada água parada com focos de mosquitos ou presença de larvas, as pessoas serão orientadas pelos agentes e notificadas. Se o problema persistir poderão ser multadas conforme prevê a lei municipal.

O combate ao mosquito é uma obrigação de cada morador. Todos devem identificar e eliminar águas paradas em suas casas, nos vizinhos e familiares, fazendo uma vistoria periódica e evitando, assim, o surgimento de criadouros de mosquitos. Água parada é sinônimo de multiplicação do mosquito e de disseminação do vírus da dengue, Chycungunya e Zyka. Não julgue que sua casa não tem se você ainda não verificou. Faça hoje mesmo esta checagem e mantenha a vigilância uma vez na semana.
Não tendo criadouros, não teremos mosquitos, nem dengue e outras doenças. Faça a sua parte.