Hidrelétricas são leiloadas por R$ 12,13 bilhões

Publicado em 28/09/2017 15:20:53
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
As quatro usinas hidrelétricas que tiveram concessões ofertadas no leilão destaquarta-feira (27) foram arrematadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O bônus será de mais de 12 bilhões de reais a serem pagos em até 20 dias após a assinatura do contrato de concessão, que será ainda neste ano.

 A concessão das hidrelétricas está entre as medidas do Governo para cobrir os rombos dos cofres públicos, que chegaram a 159 bilhões de reais em 2017. 

As quatro usinas vendidas são hoje operadas pela Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais, e já estavam com as concessões vencidas. São elas: Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande. Juntas, elas são responsáveis por 37% de toda a geração de energia da Cemig. Quem saiu com o maior negócio foram os chineses, que levaram a concessão da usina de São Simão por mais de sete bilhões de reais. A empresa oriental já atua no Brasil há dez anos e possui parques de energia eólica no Nordeste.

 Nos últimos meses, os aeroportos estavam na lista de privatizações do Governo para conter o rombo dos cofres públicos. Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, fazem parte desse pacote.