Expointer 2016: irrigaçãoé alternativa para o agricultor

Publicado em 31/08/2016 14:20:35
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
A utilização de sistemas de irrigação para qualificar a produção, garantindo melhor renda ao agricultor, é estimulada na parcela de Solos e Irrigação, localizada no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer. 

No local está instalado um Sistema de Irrigação por Aspersão, automatizado e com distribuição em malhas, o que permite que a irrigação seja realizada por setores. 

O sistema pode ser utilizado em atividades como, por exemplo, a bovinocultura de leite, e irrigar piquetes específicos de pastagens. “Ele também possui um sensor de chuva que, quando há umidade, a irrigação não é liberada. 

Ou então, o agricultor pode programar a irrigação para a noite, por exemplo, quando o custo da energia elétrica é menor e, devido às temperaturas mais baixas, o desperdício de água reduz, pois tem menor evaporação”, explica o engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Danilo Leal.

Além disso, no espaço do cultivo protegido, o visitante pode observar os sistemas de irrigação por gotejamento para vasos e por condutivímetro, que controla a quantidade e a necessidade de água das plantas, e permite ainda a fertiirrigação. Também pode ser observada a irrigação por nebulização, a qual contribuiu para a manutenção da temperatura do ambiente protegido.

Danilo explica ainda que o agricultor pode adquirir o sistema de irrigação por meio do Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada “Mais Água, Mais Renda”, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). “Para isso, o agricultor deve ir a um dos escritórios da Emater e solicitar a elaboração do projeto. As equipes estão capacitadas para isso. 

Também é possível financiar o sistema de energia para a implantação da irrigação”, explica o extensionista, que ressalta a existência de subsídios para os agricultores que desejarem investir na irrigação.

O Espaço da Emater/RS-Ascar fica ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar e disponibiliza 11 parcelas temáticas, que podem ser conhecidas pelo público visitante até o próximo domingo (04/09), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.