Os maiores criadores de abelha jataí de Porto Mauá

Publicado em 20/02/2017 13:49:27
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

 
          O casal Natália e Mário Campanher, residentes no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, são os maiores criadores de abelha jataí do município.
          São 62 colméias espalhadas nas proximidades da residência, devido ao controle (limpeza) e risco de furtos, todas colocadas na sombra. A primeira colméia foi doada por Vilmar Campanher (irmão e vizinho), no ano de 2005, a partir de então foram sendo ampliados anualmente o número de colméias, que requerem diversos cuidados, inclusive na colheita do mel.
          O mel é melado em dias de tempo bom (dias quentes), pela manhã, entre 9 e 12 horas, horário em que as abelhas saem das caixas (casas) para procurar mel. Os meses de dezembro e janeiro são propícios para colheita. É possível melar até duas vezes ao ano quando há bastante floração, poucas chuvas e poucas colméias próximas uma das outras. Os dias chuvosos prejudicam a colheita de mel junto às flores.
          Para melar uma colméia, leva-se a caixinha (casa) até um local fechado, para o cheiro do mel não atrair outras variedades de abelhas, tais como as africanas, abelhas de ferrão. Abre-se a caixinha e fecha-se da mesma maneira, o mel que escorrer na caixinha deve ser secado, os favos são cortados com uma faca. É melado cada colméia individualmente, uma por uma, ou seja, é aberto a caixinha, retirado o mel, fechado e levado de volta ao mesmo local onde havia sido retirado. O casal consegue melar num dia (9 às 12 horas) em torno de vinte colméias.
          Para retirar o mel dos favos é usada uma peneira e uma bacia esterilizadas. Os favos são colocados na peneira, que é colocada na borda superior da bacia, este mel levará em torno de oito horas para escorrer. Uma centrífuga agiliza este processo.
          As caixinhas (casas) devem ser limpas por fora pelo menos três vezes ao ano, devido ao ataque dos inimigos naturais, tais como: formigas e aranhas.
          O mel escorrido dos favos é claro, quando é escuro foi espremido.
          As casinhas possuem diversas dimensões, as preferidas pelas abelhas jataí são compridas e estreitas (70 x 20cm).
          A cera dos favos é guardada para pegar novos enxames.
          Cada colméia produz em torno de um quilo de mel por ano.
 

-
Crédito: Texto e foto: Vilson Winkler