FETAG/RS esteve em audiência com o ministro da saúde

Publicado em 18/07/2016 13:43:56
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
A FETAG/RS preocupada com a visão do governo sobre a produção de tabaco no estado, esteve em audiência hoje em Brasília, com o Ministro da Saúde, senhor Ricardo Barros. 

Estiveram presentes na audiência, o Presidente da FETAG/RS, Carlos Joel da Silva, o Vice-presidente da AFUBRA - Mario Antônio Dorneles, o Assessor do Dep. Federal Heitor Schuch – Rodrigo da Luz e também o Dep. Federal Luis Carlos Heinze.

A audiência teve como objetivo esclarecer ao Ministério da Saúde, e principalmente ao Governo Federal, que a produção de tabaco é uma das atividades que mantêm o jovem no campo. Hoje o posicionamento do governo está voltado a ver a produção fumageira com viés negativo, onde para eles esta cultura faz o uso abusivo de agrotóxicos, e tem influência direta com o alto índice de suicídios na região.

Contudo, a FETAG/RS foi enfática quando disse que o Governo precisa voltar seu olhar com mais cuidado aos agricultores que mantêm a produção, pois muitos depende dela para que a propriedade continue estruturada, e principalmente para que seus filhos(as) possam traçar os caminhos da sucessão rural. Joel deixou claro que o Governo precisa conhecer a realidade da cadeia produtiva.

O resultado desta audiência foi a abertura de diálogo com o Governo Federal, onde o Ministro Ricardo afirmou que irá ser criado um grupo de trabalho entre todos os ministérios envolvidos com a cadeia produtiva do tabaco, para que o governo como um todo, adote um posicionamento. Necessário reiterar que para esse grupo de trabalho serão chamadas as entidades representativas no setor.