Sexta-feira, 16 de Abril de 2021
ESCOLHA UMA EMISSORA
Rádio
Ativa
Rádio
Caibaté
Rádio
Navegantes

Caibaté: Equipe de saúde conscientiza sobre fevereiro roxo e laranja

Publicado em 17/02/2021 19:07:02
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

No mês de fevereiro uma campanha em nível nacional busca conscientizar a população para o diagnóstico e o tratamento precoces de quatro doenças: Mal de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia, além de alertar para a importância da doação de medula óssea. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 2, na Vila Assunção, os técnicos em enfermagem Beatriz Leandro Ramos e Junior Barboza tomaram a frente da conscientização sobre o Fevereiro Roxo e Laranja – nome dado à campanha – e dão dicas para que a população possa ficar atenta aos sintomas e buscar tratamento, se necessário.

Como explica Beatriz, a campanha do Fevereiro Laranja alerta para o combate à Leucemia, doença que se inicia na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas, manifestando os seguintes sintomas: sensação de cansaço, dor de cabeça, sangramentos frequentes, facilidade em formar manchas arroxeadas na pele, pequenas pintas vermelhas na pele, dor nos ossos e articulações. Já o Fevereiro Roxo faz referência às demais três doenças lembradas no mês: “Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia são doenças que ainda não têm cura pela medicina, mas um diagnóstico precoce pode ajudar a manter a qualidade de vida”, destaca Beatriz.

Junior explica que Lúpus é uma doença autoimune associada à genética e ocorre quando as próprias células de defesa atacam o organismo. “É mais comum em mulheres, de 20 a 40 anos, que apresentam formação de feridas na boca e manchas no rosto em forma de borboleta”, detalha o técnico. A Fibromialgia é uma doença da qual não se conhece bem a causa, mas que se manifesta por meio de dores musculares generalizadas, podendo causar distúrbios como ansiedade, depressão e problemas de memória.

Também relacionado à memória está o mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa progressiva; “quem sofre de Mal de Alzheimer começa a ter esquecimento de situações simples e lembra de coisas mais antigas” comenta júnior, que enfatiza a importância do tratamento precoce pois “o uso de medicamentos visa melhorar a qualidade de vida e ajuda na diminuição da progressão da doença”.

Pessoas que, porventura, tenham reconhecido em si alguns dos sintomas citados devem procurar atendimento médico nas unidades de saúde. “Neste mês, estamos direcionando nossos olhares para a campanha do Fevereiro Roxo e Laranja. Recomendamos que pessoas que apresentem sintomas dessas doenças entrem em contato conosco para agendar um horário para consulta médica. O diagnóstico precoce é a melhor forma de manter a qualidade de vida”, destaca Junior.


-
Crédito: Prefeitura de Caibaté