Começa a vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul

Publicado em 19/01/2021 08:28:07
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
A noite desta segunda-feira (18) foi marcada pelas primeiras imunizações contra o coronavírus em solo gaúcho. Nas dependências do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, cinco pessoas receberam, simultaneamente, a primeira dose da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Os cinco primeiros gaúchos imunizados foram: Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care, em Porto Alegre; Aline Marques da Silva, de 40, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clinicas de Porto Alegre; Joelma Kazimirski, de 48, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; Carla Ribeiro, de 32, pertence a etnia Kaingang e residente na Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro, na capital; e Jorge Amilton Hoher, médico chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Para finalizar a cerimônia, o governador do Estado, Eduardo Leite, frisou a importância de se manter todos os protocolos de segurança, como uso de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social.

Distribuição
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) prepara para esta terça-feira (19) o envio das doses da vacina contra a covid-19 para todos os municípios do Estado. Um lote de 341,8 mil unidades foi recebido na noite desta segunda (18), fabricadas pelo Instituto Butantan.

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas.

Serão encaminhadas nesta terça 170,8 mil doses aos municípios, aproximadamente a metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre duas e quatro semanas após a primeira aplicação. O envio – a partir de Porto Alegre – será realizado por via terrestre e aérea, com o apoio da frota de aviões da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ainda nesta terça serão definidas as quantidades por município, após o trabalho nas coordenadorias de separar as caixas para cada cidade, seguindo os critérios populacionais dos grupos prioritários.

Entre o público destinado para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos trabalhadores da saúde. Isso representa 34% estimado para esse grupo no Estado. Por isso, a orientação é que sejam vacinados aqueles que lidam de forma mais direta com pessoas com a covid-19, em hospitais, Samu e na Atenção Básica.

De acordo com o recebimento de doses, os demais integrantes da área da saúde serão gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS.

Outras 9,8 mil doses estão previstas para as pessoas 60 anos ou mais institucionalizadas, deficientes institucionalizados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Para a comunidade indígena que vive em aldeias, são mais 14 mil doses destinadas.