Fiocruz confirma tendência de queda de casos e mortes por covid

Publicado em 26/08/2021 10:33:49
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

Casos e mortes por Covid-19 no país mantêm tendência de queda, segundo edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz divugada nesta quarta-feira. A edição se refere ao período de 15 e 21 de agosto. “Embora o declínio no número absolutos de casos e óbitos seja relevante, há uma estagnação proporcional na melhora para algumas faixas etárias, especialmente os idosos”, destaca a análise.

A média diária de novos casos aumentou 0,6% e a do número de mortes diminuiu 1,5% em relação à semana anterior. Roraima é o único Estado com taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no SUS superior a 80%, de acordo com o levantamento. Em relação às capitais, apenas Rio de Janeiro (96%) e Boa Vista (84%) mantêm nível muito crítico. Porto Alegre, com 59%, tem alerta baixo. 

A Fiocruz, porém, salientou a importância de se manter o acompanhamento de tendência nas próximas semanas para avaliar o impacto da variante Delta, “que pode alterar a situação”, apontou, citando exemplo do Rio de Janeiro.

O boletim destaca que 71,9% da população adulta brasileira já recebeu ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus e destaca que a campanha deve ser padronizada, conforme prega o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. 

No RS, 85,7% do público vacinável recebeu ao menos uma dose até a tarde desta quarta-feira. Já o índice de vacinados com as duas doses é de 42,5%. Mais de 11,1 milhões de vacinas anticovid foram aplicadas no Estado em pouco mais de sete meses de campanha. 

Máscaras até o controle da pandemia
A recomendação para o controle da pandemia permanece na combinação da ampliação da vacinação somada a medidas não farmacológicas, como o uso da máscara, mesmo quem já tenha se vacinado e em ambientes abertos. “Embora as vacinas venham claramente contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos no país como um todo, o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, deve manter os serviços de vigilância em saúde em alerta”, ressalta o boletim.

“Enquanto a pandemia estiver em curso, além da necessidade de ampliar a acelerar a vacinação, é de grande importância para todos, mesmo os que tomaram vacinas, manter medidas como o uso de máscaras e de distanciamento físico”, conclui a Fiocruz.


-
Crédito: Correio do Povo