Sexta-feira, 16 de Abril de 2021
ESCOLHA UMA EMISSORA
Rádio
Ativa
Rádio
Caibaté
Rádio
Navegantes

Caibaté: Prefeitura Municipal emite Nota sobre situação Covid em Caibaté

Publicado em 20/02/2021 14:25:02
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA
MÍDIA PATROCINADA

No início da noite de sexta-feira (19), Eduardo Leite anunciou que onze regiões do estado estão em bandeira preta no mapa preliminar e todas as demais em bandeira vermelha, devido ao agravamento do contágio e da transmissão do coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. Registramos ontem recorde de internações, com quase 1 mil pacientes com coronavírus em UTI’s no estado. Afirmando ser este o pior momento da pandemia, o governador decidiu suspender as atividades gerais das 22h às 5h em todos os municípios, sem exceção, até o dia 1º de março.


Em Caibaté, o Decreto 3.987/21 emitido nesta semana pelo prefeito Amauri Pires da Silva proíbe a permanência de pessoas em bares e restaurantes, sendo permitido o consumo apenas em locais que servem almoço, das 11h às 14h. Ficam permitidas, no entanto, as vendas por tele-entrega e pegue-leve. Providências mais rígidas, sim - se compararmos com as medidas brandas com as quais o município estava acostumado desde o ano passado - mas necessárias neste momento para que não percamos mais ninguém da nossa cidade para o coronavírus.


Fechamos esta semana com 25 casos ativos de Covid, quatro pacientes internados e 47 pessoas suspeitas que estão em isolamento domiciliar. Uma realidade bem diferente daquela vivida por nós no ano passado, quando passávamos semanas sem contabilizar nenhum caso positivo de Covid entre nossa população. Se, no passado, a Prefeitura pode flexibilizar as medidas de isolamento em benefício de todos os munícipes, agora chegou o momento de “apertar as rédeas”.


Todos nós estamos acompanhando casos de pessoas queridas da nossa comunidade passando por sérias complicações de saúde acarretadas pela infecção do vírus. Se já não bastasse tudo isso, a Secretaria da Saúde de Caibaté enfrentou, nos últimos dias, dificuldades pra conseguir leitos hospitalares em Santo Ângelo para pacientes com diagnóstico de Covid-19. Pessoas tiveram que retornar a Caibaté por não conseguirem leitos no município vizinho.


Isso é sério. Isso é grave. Temos que entender que o ápice da pandemia em Caibaté é agora. Por isso, pensar e agir coletivamente é uma necessidade. Pessoas com diagnóstico positivo pra Covid têm que permanecer em isolamento. E as aglomerações, tanto no comércio quanto nas residências, precisam cessar. Não queremos nos obrigar a adotar medidas mais severas nos próximos dias para pagar o preço de não termos tomado uma atitude agora. É pela saúde, é pela economia, é pelo bem de todos nós que pedimos a compreensão e a colaboração de todos neste momento.


Denúncias de atividades irregulares em Caibaté devem ser feitas pelo telefone (55) 3613-8244. A fiscalização do Decreto 3987/21 está sendo feita pela Brigada Militar juntamente com a Vigilância Sanitária.